Fórmula 4 Italiana – Gabriel Bortoleto somou 10 pontos em Ímola.

Terminou neste domingo a segunda rodada do Campeonato Italiano de F-4. A principal competição desta modalidade no mundo chegou ao icônico Autódromo Enzo e Dino Ferrari na cidade de Ímola, em San Marino. Em sua segunda rodada de competição nos monopostos o piloto Gabriel Bortoleto teve mais uma rodada de aprendizado e voltou à zona de pontuação somando mais 10 pontos para a tabela classificação.

Gabriel começou sua participação ainda na sexta-feira, quando foram realizados dois treinos livres. Com o competente suporte técnico da equipe Prema Power Team o piloto da KTF Sports, de apenas 15 anos, estudou bastante os dados de telemetria e, com a ajuda de seus engenheiros, se preparou também bastante em simulador antes de entrar no cockpit do carro #85. Melhorando suas marcas a cada entrada na pista o piloto manteve-se sempre no Top10 na sexta-feira terminando a primeira sessão em oitavo e, a segunda, na nona posição.

No sábado as atividades começaram com as tomadas de tempos. Na primeira sessão, atrapalhado em sua melhor volta, Gabriel garantiu a 10ª posição do grid da primeira corrida. Na segunda classificação o brasileiro encaixou a melhor volta do fim de semana e, com o tempo de 1m45s488 ficou com a quinta posição para a segunda largada. A posição de largada da terceira corrida é definida pela segunda melhor volta da primeira classificação e, com isso, Bortoleto ficou com o 10º lugar para a última largada.

A primeira corrida foi disputada ainda no sábado. Com tempo firme e bastante calor os carros seguiram para a prova típica da categoria, repleta de pequenos incidentes e muita competitividade. Bortoleto, ciente de sua condição de aprendiz, não deixou de ser arrojado e buscar a todo momento recuperação. Mantendo-se na pista durante todo o tempo o jovem brasileiro recuperou três posições durante a corrida e recebeu a bandeirada em oitavo.

A segunda corrida foi disputada no início da manhã de domingo. A largada teve de ser adiada em virtude da chuva e, quando a prova foi efetivamente liberada, estava muito difícil para os pilotos manterem seus carros na pista. Gabriel fez o possível tendo em vista que nunca tinha andado na chuva em Ímola. Aprendendo a cada volta o piloto do carro #85 conseguiu se manter no traçado e se manteve no Top5 a maior parte da prova. Há duas voltas para o fim, porém, numa saída do safety-car, o piloto acabou sendo superado por dois concorrentes terminando a corrida em 7º.

Na última e decisiva corrida do fim de semana Bortoleto mais uma vez estava com gana de ganhar posições. Em uma corrida de pista seca o representante da KTF Sports ganhou duas posições logo na primeira volta, porém, no segundo giro, acabou tendo a suspensão de seu carro quebrada e, com isso, teve de abandonar a corrida.

Gabriel chegou após a segunda rodada aos 22 pontos conquistados o que lhe deixam na 12ª posição da classificação geral. A terceira rodada do Italiano de F4 será disputada daqui a apenas duas semanas, entre os dias 11 e 13 de setembro, no Autódromo Red Bull Ring, em Spielberg – Áustria.